Sony bota culpa no mercado pelo fracasso de Concord, mas… será mesmo?

Pois é, meus amigos, parece que foi ontem que Concord chegou… e foi embora na mesma velocidade. E olha, não tô exagerando não. O jogo virou piada na indústria — tipo meme vivo. Até hoje, rola na internet uns comentários do tipo “fracasso em nível Concordiano” ou aquele clássico “será que esse jogo vai ser Concordado?”. É rir pra não chorar… ou chorar mesmo, se você foi um dos que comprou.
Só que, adivinha? O fantasma desse flop colossal resolveu dar as caras de novo. Quem trouxe ele de volta do limbo foi ninguém menos que Hermen Hulst, o manda-chuva da divisão de negócios da Sony. O cara soltou no G&NS Segment Fireside Chat que a empresa tá focada em não repetir os “mesmos erros” no desenvolvimento de Marathon, o novo tiro da Bungie. Tá, mas… segura aí essa informação, porque vem coisa.
Eita, Sony... será que vocês entenderam mesmo o problema?
Sabe aquele ditado: “pra curar a doença, primeiro precisa entender qual é”? Pois é. Parece que, nesse caso, a Sony tá meio que olhando pro termômetro quebrado e achando que tá tudo certo. Segundo Hulst, o que matou Concord foi o mercado ser “hipercompetitivo” e o jogo “não conseguir se destacar”. 🤨
Sério, Sony? Só isso? E aquele precinho camarada de 40 dólares pra um jogo sem graça? E aquele design de personagens que parecia ter saído de um gerador automático de NPC genérico? Isso vocês fingem que não existiu, né? 👀

Marathon vem aí… e já chega tropeçando?
Agora segura essa. Todo esse papo sobre Concord não foi à toa não, viu? Hulst trouxe o assunto justamente pra passar aquela confiança marota pro lançamento de Marathon, o novo projeto da Bungie. Ele descreveu o jogo como “audacioso, inovador e extremamente envolvente”. Bonito no papel, né?
O problema é que... pera lá. O que a galera já tá falando de Marathon? Adivinha: personagens sem carisma, cara de mais do mesmo e... pasme, não vai ser free-to-play. 😬 O déjà vu bateu tão forte que parece que a Sony tá pegando o manual do fracasso e folheando página por página. Isso aí soa mais como discurso pra deixar investidor calmo do que pra realmente resolver os pepinos que tão surgindo.
Cheiro de crise no ar... e não é pouco
E a coisa só piora. Pra quem não tá ligado, rolam rumores pesados de que a Sony simplesmente cancelou todo o marketing pago de Marathon. Sabe aquele meme do cachorro no meio do fogo dizendo “this is fine”? Então… basicamente isso. Se até quem tá bancando não acredita muito, imagina o público.
E não para por aí. A Bungie tá metida até o pescoço em confusão: tretas internas, funcionários tretando com chefia, relatos de ambiente tóxico, e pra coroar, mais um escândalo de plágio de arte (já é o QUARTO, sim, você não leu errado). O hype que existia? Virou poeira. E aquele fiozinho de boa vontade que ainda restava da comunidade... sumiu, evaporou.
Se der ruim, não vai ser surpresa pra ninguém...
Pra fechar o caixão com chave de ouro, a Forbes largou um report dizendo que a Bungie tá em “queda livre” e que, abre aspas, “eles simplesmente não podem se dar ao luxo de ver Marathon fracassar”. Ou seja, se esse jogo tropeçar na linha de chegada, é caixão e vela preta.
E o que a Sony faz? Continua fingindo que o problema de Concord foi só “o mercado competitivo”. Nem se dá o trabalho de assumir os vacilos, muito menos de mostrar que aprendeu alguma coisa com eles.
Olha... se Marathon der certo, vai ser um milagre maior que zerar Elden Ring sem tomar hit. Mas, do jeito que as coisas estão, a sensação é que tão correndo pra repetir o mesmo erro, só que com outro nome na capa.